Notícia

MIP e SÓLIDA - Sólida Agroconsultoria e Assessoria
07/12/2018

MIP e SÓLIDA

MIP e SÓLIDA

Manejo Integrado de Pragas

 

Há 4 anos reintroduzimos o MIP na cultura da soja. Com a entrada da helicoverpa houve a necessidade de voltar a monitorar de forma periódica e estruturada as lavouras de soja.

Os resultados tem sido excelentes pois conseguimos reduzir as aplicações para controle de lagartas em soja para 2,1 aplicações e no  controle de percevejos para  0,9 aplicações/ha.

O MIP também viabilizou a aplicação de produtos mais seletivos e de menor impacto, pois sabemos semanalmente a população de pragas e monitoramos seu desenvolvimento. Assim podemos visualizar  a ocorrência de inimigos naturais e aplicar apenas nos momentos corretos. O uso de produtos biológicos ou de fisiológicos mais seletivos tem viabilidade devido a este monitoramento. Evitamos, portanto, o uso de inseticidas de amplo espectro e muito agressivos, que além de aumentar o custo, agridem o meio e acarretam a volta das pragas mais rapidamente.

Na safra 2018/19 de soja com o resgate de pontos do programa Agroservice da Bayer viabilizamos o MIP em todas as glebas de soja RR e convencionais da Sólida. Em fazendas representativas algumas glebas de soja Intacta são monitoradas também.

A empresa CGM de Curitiba está prestando este serviço. Semanalmente as áreas são monitoradas e os dados são lançados em software e aplicativo, de modo a permitir ao Eng. Agrônomo responsável e ao gerente e produtor, visualizar a situação de cada gleba,

Assim tornamos mais ágil e eficiente a gestão da informação e a tomada de decisão referente ao controle de pragas.

 

Equipe Sólida