Notícia

Manejo Integrado de Plantas Daninhas - Sólida Agroconsultoria e Assessoria
27/07/2020

Manejo Integrado de Plantas Daninhas

Manejo Integrado de Plantas Daninhas

As culturas de inverno são de extrema importância para o manejo integrado de plantas daninhas.
Na cobertura de solo ainda vemos alguns erros sendo cometidos. Com a ideia de que será só para cobertura, alguns produtores tentam “economizar” abrindo mão do controle de plantas daninhas. Com isso, haverá infestação de plantas que não serão controladas com a dessecação da cultura. Na foto, vemos uma área com aveia preta dessecada e uma planta de buva bem desenvolvida. Com buva nesse porte, será necessária mistura de produtos e mais de uma aplicação para o controle. Uma dessecação bem feita antes da implantação da Aveia e o controle das plantas daninhas no início do desenvolvimento, são essenciais para a prevenção desse problema.
Está aumentando o uso do mix de culturas de cobertura, a dessecação deve ser muito bem feita, pois não será possível a aplicação de herbicidas em pós emergência. Nesse caso, o controle das plantas daninhas é realizado pelo mix de coberturas utilizado, através dos exsudatos radiculares que irão inibir a germinação ou o desenvolvimento de algumas plantas daninhas.
O importante é a definição de estratégias integradas para reduzir a infestação de plantas daninhas na área, prevenindo a seleção de plantas resistentes a herbicidas. Agindo proativamente, reduzimos o custo com herbicidas no longo prazo.

Equipe Solida