Notícia

Feijão Safrinha - Sólida Agroconsultoria e Assessoria
28/04/2020

Feijão Safrinha

Feijão Safrinha

Na safra 2020 temos uma grande área semeada com feijão safrinha( semeado em janeiro-fevereiro de 2020)
No mês de janeiro as condições climática foram excelentes; chuvas bem distribuídas e com volume adequado. Em fevereiro houve uma estiagem de 15 dias e no mês de março muita estiagem, o volume de chuvas foi apenas 20% do histórico. Já em abril , até o momento, apenas 15% do volume de chuvas .
Resumindo a questão em termos climáticos os estádios de florescimento ao enchimento de grãos foram muito prejudicados pela severa estiagem.
Novamente observamos que nas áreas com correção de fertilidade em profundidade e com boa palhada ( feijão semeado após milho grão colhido) a cultura do feijão ainda conseguiu desempenhar bem. Naquelas áreas semeadas após milho silagem( pouca ou nenhuma palha no solo) o feijão sentiu muito a estiagem.
Da mesma forma as áreas semeadas em janeiro até o início de fevereiro tiveram excelentes produtividades( 2000 a 2600 kg/ha) enquanto as áreas semeadas após sofreram mais( produtividades de 1400 a 1700 kg/ha).
Os preços de mercado estão compensando em parte a redução do potencial produtivo, trazendo ainda uma boa lucratividade para a safrinha do feijão.

Equipe Sólida