NDVI (índice de vegetação por diferença normalizada)

A utilização de sensores ópticos com capacidade de calcular o índice NDVI e NDRE está sendo utilizado na região dos Campos Gerais – PR desde 2008, sendo uma tecnologia já estabelecida a nível de campo e capaz de mensurar a real necessidade de nitrogênio na cultura do Trigo.

Na Safra de Trigo 2017, em aproximadamente 4.550 ha distribuídos na região dos Campos Gerais, a adubação nitrogenada de cobertura baseada na leitura dos sensores NDVI acumulou acréscimo médio de Produtividade na ordem de 504 kg/ha, associado a uma economia de Nitrogênio de 15 kg/ha o equivalente a 33 kg/ha de Ureia.

Considerando os custos de compra de adubo nitrogenado e venda de trigo, chegamos à um aumento médio na rentabilidade de R$325,00 /ha.

O acréscimo em produtividade e a economia de Nitrogênio na cultura do Trigo, são resultados da correta alocação de fertilizantes nitrogenados na adubação de cobertura, evitando assim doses acima ou abaixo da real necessidade da lavoura.

Com os dados coletados pelos sensores é gerado um mapa de prescrição de N que será aplicado com equipamento taxa variável.

O modelo utilizado pela Sólida para realizar a prescrição de N com sensores considera as seguintes variáveis:

Cultivar: Cada cultivar de trigo tem uma arquitetura foliar e coloração de folha própria, o sensor é capaz de identificar essas características, portando é natural que dados coletados pelos sensores mudem conforme cada cultivar.

Curva de Calibração: O aporte de Nitrogênio tende a gerar valores maiores de NDVI, logo é necessário ter uma curva de calibração determinando qual é o índice de Correção entre N x NDVI. Essa curva de calibração é específica para cada cultivar e ano.

Os resultados para os produtores da Sólida foram excelentes!

“Tenha maior rentabilidade na sua safra de Trigo, entre em CONTATO, estamos à disposição para fornecer mais informações sobre a utilização de Sensores NDVI e elaborar projetos específicos para a sua empresa agrícola”.

Evolução da Área NDVI

Retorno com o uso do NDVI - R$/ha

Produtividade média de Trigo Com NDVI X Sem NDVI